sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

JESUS NOS PÕE À PROVA!!!


 26/12/2012



 
JESUS NOS PÕE À PROVA!!!                    Palavra do Senhor!  .









Texto: Lucas 9.57 a 62

57-Indo eles caminho fora, alguem lhe disse: seguir-te-ei para onde quer que fores.
58-Mas Jesus lhe respondeu: As reposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar acabeça.
59-A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai.
60-Mas Jesus insistiu: deixa aos mortos enterrarem os seus próprios mortos. Tu ,porém, vai e prega o reino de Deus.
61-Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.
62-Mas Jesus lhe replicou: Ninguem que, tendo posto a mão no arado, olha para tráz é apto para o reino de Deus.

Antes de analisarmos este texto de Lucas...
Primeiro vamos analisar algo muito importante. TRICOTÔMIA. O que vem a ser a TRICOTOMIA?
O homem é um ser tricotômico, ou seja, constituído de três partes: espírito, corpo e alma.

Gn 2.7 diz: Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

1 Co 15, 47 a 49 diz:
 v. 45 Pois assim esta escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.
v. 46 Mas não é o primeiro espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual.
v 47 O primeiro homem, formado da terra, é terreno, o segundo homem é do céu.
v 48 Como foi o primeiro homem, o termo, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais.
v 49  e, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial. Amém.
Conforme esse texto de 1 Co, qual é o momento em que devemos trazer a imagem celestial em nosso viver?
Através da nossa conversão a Cristo.
Os cristãos nascem à imagem do primeiro Adão, e um dia também serão à imagem do último Adão, ou seja, Jesus Cristo!
Como vemos, Deus nos criou à sua imagem e semelhança, soprou  em nossas narinas, o seu Espírito...Esse é Dele, e não importa a condição que alguém venha a morrer, se para a salvação eterna, ou se para a condenação eterna, o sopro de seu espírito,  Deus, no momento da morte, toma-o de volta pra Ele.

Já o corpo é a embalagem para  abrigar esse espírito que Deus sopra em nós. E de todas  as suas criaturas, o homem Deus fez mais que especial, com  raciocínio, já que as outras são irracionais. Vejamos por que.
Por ex. os animais, tudo já foi determinado para a vida dos animais: nascer- crescer- procriar pra aumentar a espécie, e depois morrer de morte natural. E eles cumprem fielmente o seus destinos, quando passam aqui por este mundo.
Já para o homem, ser racional, Deus deu um presente maravilhoso, o “LIVRE-ARBÍTRIO”, o direito de: escolher- de gostar – de querer ir para onde quiser- na hora que quiser e com quem ele quiser.
O livre-arbítrio,  reside na área dos sentimentos, que é a ALMA. E é ela que anima o corpo humano. Ela utiliza os sentidos físicos para se comunicas com o mundo exterior, os olhos, os ouvidos, a boca,  o sentido do tato, etc., etc.
Por todos esses motivos foi que o primeiro homem se corrompeu, através da alma, que hoje nós conhecemos como; o pecado de Adão e Eva. Como aconteceu?
La estava a Eva, admirando tudo que Deus fez para o deleite deles... Então eis que surge o inimigo, que sabia como atrair a atenção dela, e aconteceu o que aconteceu. Gn 3. 1 ao 14.

E para sermos resgatados  do pecado de Adão e Eva, pois depois do que eles fizeram, todo ser humano já nasce em pecado, foi que Jesus veio ao mundo. E Jesus já veio com o seu destino traçado por Deus em todo o viver dele aqui na terra como filho do homem. Seu destino; MORRER POR TODOS  NÓS SERES HUMANOS, PARA NOS RESGATAR DA MOETE ETERNA. Isaias  53.4 a 8.
Que preço terrível Jesus pagou pelos nossos pecados, maldições que imperavam sobre nós, doenças e todo o mal.
E o nosso pagamento por tão terrível sofrimento qual é?
A nossa conversão, Aceita-lo e confessa-lo  como nosso único e suficiente SALVADOR E SENHOR DE NOSSAS VIDAS.
Dessa forma Deus passa a nos ver como filhos legítimos, e só Jesus pode nos livrar da condenação eterna.
Voltemos ao  homem tricotômico.
Deus é bom, muito bom, pois das três partes, uma é dele, que é o espírito, o sopro de vida, sem o qual, não conseguiríamos viver, tente ficar sem respirar por um tempo e vera, o que te acontece... As outras duas são nossas; o corpo por um tempo, o tempo de vida que teremos aqui na terra, e quando morremos, ele volta ao pó da terra de onde foi formado e acaba, some. E A ALMA?
 A alma dependerá de como vamos cuidar dela, ou seja, se JESUS for o Senhor dela, seremos salvos e iremos para a eternidade com Deus. Mas se não crermos e não aceitarmos a Jesus, então, o diabo se torna o dono dela e a pessoa irá para a condenação eterna, o inferno, o lago de fogo que nunca se apagará e a alma ficará queimando ali eternamente e a pessoa sentirá toda a dor que diz a Palavra, será terrível, não dá pra imaginar essa dor... Melhor nem tentar...
Já o espírito, no momento de nossa morte, Deus vem e o toma pra Ele, pois é Del. Pois bem, como vimos, o espírito é de Deus, o corpo e a alma, são nosso, amém. Entenderam?
Continuando com a ALMA.  È na alma que residem o coração e a mente, no sentido espiritual, os dois alvos de Deus.
E, é do coração que procedem a saídas de vida, e da mente, pensamentos de vida.
O Senhor Deus nos deu a alma, para fazermos dela o que quisermos, mas o sonho Dele é que a compartilhemos com Ele. O desejo de Deus é que nós levemos nosso coração e nossa mente de volta para Ele, o deixando habita-la, e que, no momento de nossa morte física, o nosso coração seja o lugar de sua habitação, e a nossa mente seja a mente de Cristo, então Ele dirá: este é o meu filho amado, em quem me comprazo, como ele falou de  Jesus.
Também é com a alma que cumprimos os sonhos e propósitos de Deus, quando vivos.
Estamos aqui no mundo, separados de Deus, e só vamos conseguir ser um com Ele, quando nos convertermos e então levarmos esta três partes cativas, em obediência a Deus. Ou seja, quando o espírito de Deus que em nós habita ser vencedor sobre nossa carne, pois o tempo todo de nosso viver, é travada uma luta entre a carne e o espírito; o espírito querendo que façamos a vontade de Deus, e a carne querendo que façamos a vontade do mundo, e isso tudo acontece dentro de nossa ALMA, a região dos sentimentos, das emoções, do livre-arbítrio.
Isso tudo que vimos, vai nos ajudar a entender o nosso texto, tema desta mensagem ,amém?

Agora vamos de fato, para o texto em questão, que é: Lucas 9. 57 a 62.
Ao lermos todos estes versículos, vamos descobrir o que Jesus quis dizer com cada um. Vamos lá.  
1-Vamos ver as raposas e seus covis.
Aqui as raposas representam a figura do diabo e os covis é o coração do homem.
2-As aves e seus ninhos.
Representam os principados e potestades, que fazem seus ninhos na mente do homem.
3-E Jesus? Não tem onde reclinar a cabeça.
Vejamos: qual é o propósito de Deus para o homem pecador? SALVA-LO!
Como e quando isto acontece?
Quando o homem se converte a Deus, através de Jesus Cristo, então ele passa a ser totalmente de Deus. Mas quando é conversão verdadeira, de CORPO, ALMA e ESPÍRITO.
Esta fala de Jesus, Ele quer dizer que, quando o homem está no mundo, seu coração é covil do diabo, e sua mente é cheia de ninhos de espíritos malignos, espíritos do mal.
E o sonho de Jesus, através do Espírito santo, é que o homem se convença deste mal e os expulsem de sua mente e coração, para Deus poder habitar.
Jesus quer dizer que o homem dá guarida para as raposas em seu coração, e para as aves fazerem seus ninhos em sua mente, mas para Jesus não, por isso Ele, Jesus, não tem onde reclinar a cabeça.
Conseguiram entender?
E o homem, com o presente maravilhoso que Deus lhe deu, que é o livre-arbítrio, pode expulsar todos estes inquilinos malignos, maus, como o Rei Davi. Vamos ver como, lá no Salmo 103. 1 e 2.
“1-Bendize ó minha alma, ao Senhor, e tudo que há em mim bendiga o seu santo nome. 2-Bendize ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.”.
Você tem de dar atenção ao Espírito Santo que está constantemente te tocando para te convencer do pecado, do erro, dos caminhos errados, do agir errado, do pensar errado, das atitudes erradas, e falar com tua alma, para ela sentir; vontade de olhar para Deus, buscar a Deus, agradecer a Deus, servir a Deus, amém. Davi sofria muitas formas de tentação, de provações, tribulações, mas levava sua alma, cativa a Deus sempre. Suas mente e coração eram totalmente de Deus, por isso ele foi chamado: Davi, um homem segundo o coração de Deus, quer dizer, quase igual ao de Deus.
Voltando ao texto de Lucas... Os versículos, 57, 59 e 61 nos mostram três candidatos, que ilustram as necessidades que envolvem o seguir a Jesus.
1-O primeiro mostra um entusiasmo emocional que não considerou o CUSTO de abandonar a segurança material, não é suficiente, para um seguidor de Cristo. O que Jesus lhe diz?
2-o segundo está dando uma desculpa de precisar enterrar seu pai morto. O que Jesus lhe diz?
3- O terceiro mostra um apego familiar. Para este Jesus também disse algo.

Vejamos porque Jesus reprovou o primeiro: Entusiasmo emocional.
Vocês já conheceram pessoas que na emoção se batizam- na emoção se lançam na obra de Deus- na emoção, dão um pique além de suas forças e finanças... e depois de um certo tempo começam a pesar os prós e os contras, e muitos deles começam a culpar a Deus por tudo de errado que lhes acontecem e depois que a emoção passa, pois ela passa, eles começam a ver que não era o que pensavam que era. Então você ouve noticias nada boas desses candidatos... Que ele está desanimado, que está se desviando da Palavra, que está com muitos problemas e etc.etc.
E Jesus sempre sabe o que vai no coração do homem, por isso ele reprova alguém assim. Quando Jesus diz que: ...o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça, ele está mostrando o quão é difícil andar após Ele, está dizendo que tem de haver muitas seriedade e consciência no servi-lo. Jesus está mostrando o peso de servi-lo, a quantas coisas, temos de renunciar, se queremos segui-lo, amém.

Vejamos agora porque Jesus reprendeu o segundo: Enterrar seus mortos.
Vejam, o primeiro se ofereceu sem pensar, já o segundo foi Jesus quem, “o”chamou para segui-lo. Isso é experiência profunda. Jesus não permitirá que, quem Ele chama, se envolva com coisas desta vida. Não permitirá que procrastinemos  o chamado Dele, querendo resolver nossas coisas primeiro, antes do trabalho na obra do reino Dele.
Jesus agindo assim, não está desrespeitando ou sendo insensível com as propriedades dos funerais. Mas é uma lição contra o nosso querer deixar a obra do Reino para depois, usando como desculpas, o que outros de nossas famílias podem fazer por nós, enquanto estamos fazendo a obra do Reino.  Neemias 6. 3 e 4.
3-Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; porque cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?
4-Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta.
O que aprendemos aqui?  Que a obra do Reido de Deus, é a maior obra que podemos realizar aqui na terra, maior do que termos um filho. E olha que um filho é a coisa mais importante de nossas vidas.
Então Jesus diz: deixe os mortos enterrar seus mortos. Eu te faço uma pergunta agora, impactante;
Você já enterrou alguém de sua família... VIVO? Eu também não. Mas desde o momento que entendi esta palavra, este será o meu maior desejo, enterrar minha família VIVA. Você diz: como assim? O que Jesus quis dizer com isto?
-Quem morre sem Jesus, é morto, condenação eterna.
-Quem  morre com Jesus, é vivo, salvação eterna.
A Palavra diz: quem tem a Jesus tem a vida, quem serve a Jesus, serve vida, quem segue a Jesus, segue a vida, e seu trabalho é levar vida, proclamar vida e lidar com a vida!!!E Jesus completa; Tu, porém, vai e prega o evangelho do Reino de Deus. Eu e você!!! Amém?
O mundo está cheio de mortos, e nosso trabalho é levar a ressurreição, a vida, que só é possível através de JESUS.
Então, morto enterra morto, e vivo enterra vivo e... Ressuscita morto
Quando nós enterramos vivos, só enterramos o corpo, a casca, pois sua alma, a essência, que escolheu  a Jesus, esta, está viva para a eternidade, esperando a volta de Jesus para subir com Ele, para a morada eterna com Deus.
O morto que Jesus fala, também pode ser o morto espiritual, pois a palavra não toca, a mensagem do evangelho não toca, ele não sente, não vê, não ouve,não anda. Então, os mortos espirituais é que tem de enterrar seus mortos- mas os seguidores de Jesus tem a urgente tarefa de proclamar as boas novas de vida, e vida eterna. Amém.

Vejamos agora porque Jesus reprendeu o terceiro: Despedir-se dos de casa.
Aqui este candidato impõe uma condição para seguir a Jesus: apego familiar.
Vamos ler Mateus 10, 36 a 39.
36-Assim, os inimigos do homem serão os de sua própria casa.
37-Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim não é digno de mim, quem ama seu filho mais do que a mim não é digno de mim; 38- e quem não toma sua cruz e vem após mim não é digno de mim. 39- Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa acha-la-á.
Irmãos, aqui Jesus não está atacando os relacionamentos familiares, mas está dizendo que nenhum laço terreno, embora intimo, deve diminuir a lealdade para com Ele. Essa lealdade pode até mesmo resultar em determinados membros da família, serem afastados uns dos outros. No v. 37 Deus está em uma categoria mais elevadas do que tudo que existe. Ele não pede que alguém ame menos a sua família. No entanto, mesmo os relacionamentos humanos mais próximos não devem ficar entre ou sobrepor a lealdade de um individuo ao SENHOR DEUS.
 Mateus 16.24: Então disse Jesus a seus discípulos: se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome sua cruz e siga-me. Amém.
O que Jesus diz a este candidato? V. 62: ...ninguém que, tendo posto a mão no arrado, olha para traz é apto para o Reino de Deus.
Aqui Jesus enfoca a verdade, de que o serviço para sua obra exige atenção “INDIVISA, ÚNICA, EXCLUSIVA”.
Alguém que,não é apto para o Reino de Deus, siguinifica que o serviço indiferente elimina uma pessoa do uso Maximo de Deus. Ou seja:  se esta pessoa impõe condições para o serviço, significa que ela estará 50% para o reino e 50% para a família e não cumprirá com seu trabalho 100% para nenhuma das partes, e Deus é muito exigente. A Palavra diz que não se pode servir a dois senhores ao mesmo tempo, ou agradará a um,  ou magoará a outro.
Deus quer compromisso, qualidade, fidelidade, atenção no que se faz, para fazer bem feito!
Agora vejamos o premio, por um servir com excelência para Deus: Mateus 10.39: Quem acha a sua vida, perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.
Aqui as recompensas são grandes: sustento pessoal, habilidades para pregar a Palavra de Deus, proteção eterna de deus, valor aos olhos de Deus-pai, pertencer à família de Deus,um papel nos planos de Deus e vida genuína, vida de Deus fluindo como rios de Água viva. Amém e graças a esse nosso Deus maravilhoso e autor da vida, a vida abundante, possível àquele que, CRER E SERVI-LO EM ESPÍRITO E EM VERDADE, DE CORPO, ALMA E CORAÇÃO!!!
Louvado seja Deus em o nome de Jesus Cristo!!











 
Serva do Senhor- Marli Ferri Valente
E-mail-  saguig@msn.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário